ACESSIBILIDADE DESTE SITE


O site Revista Incluir foi idealizado com o compromisso de atuar como um instrumento de informação, orientação e discussão de temas que envolvam pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. A Revista Incluir se destaca ainda por influenciar, de forma positiva e concreta, o dia a dia dessas pessoas. Para tal, dispomos da capa em braile e acesso gratuito ao conteúdo digital, que pode ser feito por meio do site www.revistaincluir.com.br. Por lá, é possível ter acesso ainda a um conteúdo interativo e totalmente acessível, além das principais notícias para que as pessoas com deficiência se mantenham informadas sobre tudo o que acontece no setor. Para cumprir com esse objetivo, procuramos atender os principais requisitos do mercado em relação a sites acessíveis.


O design do site Revista Incluir foi desenvolvido para atender os diferentes tipos de necessidades especiais como baixa visão, permitindo o aumento e diminuição dos tamanhos de fontes, alto contraste para pessoas com daltonismo e textos para melhor leitura. Para isso, a empresa Laramara (http://laramara.org.br/) contribuiu na formulação do site, dando o suporte necessário à linguagem, código dentro dos padrões web, garantindo, assim, seu correto funcionamento e leitura.


Abaixo, confira alguns fatores importantes os itens para melhor navegação do site:
- O menu possui o "accesskey" para facilitar a navegação.
- Topo, Menu, Contexto, Rodapé e Formulários contem o "role" como marcadores.
- O "aria-label" esta presente marcando as sessões: Barra Acessibilidade, Topo, Menu, News, Área do Assinante, Apoio, Revista, Parceiros, Rodapé.
- Imagens com "alt" e "title" descritivos.


Este site está apto a rodar em qualquer tipo de dispositivo, mantendo sua acessibilidade e integridade, bem como visando sempre empregar código semântico e funcional e facilitando a vida do usuário ao fidelizar seu acesso a um site fácil e funcional.


Navegação via teclado

Em todas as páginas é possível acessar o menu pelas teclas de atalho citadas abaixo:


1. Teclando-se ALT+0, ir para a Home do site
2. Teclando-se ALT + 1, ir para Sumário da Revista;
3. Teclando-se ALT + 2, Conteúdo Digital;
4. Teclando-se ALT + 3, ativar Alto Contraste;
5. Teclando-se ALT + 4, desativar Alto Contraste;
6. Teclando-se ALT + 5, ir para Assinatura da Revista;
7. Teclando-se ALT + 6, Mapa do Site;
8. Teclando-se ALT + 7, Notícias;
9. Teclando-se ALT + 8, Fale Conosco;
10. Teclando-se ALT + 9, Acessibilidade deste site;


As teclas citadas anteriormente funcionaram corretamente no Google Chrome, Internet Explorer.


1. No caso do Firefox, em vez de ALT + número, deve teclar-se simultaneamente ALT + SHIFT + número.
2. No Opera as teclas são SHIFT + ESCAPE + número. Ao teclar-se SHIFT + ESCAPE, abre-se uma janela com todas as alternativas de ACESSKEY da página. No Firefox e no Opera, ao se teclar suas alternativas de acesso, entra-se diretamente na página proposta, enquanto que no Internet Explorer, ele apenas posiciona o mouse no link para se clicar e, No caso da navegação via teclado, deve-se pressionar ENTER para acessar a página desejada. Nos navegadores somente texto, como o Webvox e Lynx, por esses não executarem as teclas de acesso, deve-se pressionar ENTER nos links respectivos para se chegar à página principal e de acessibilidade do site, enquanto ao se teclar ENTER em "Saltar para Conteúdo", o cursor salta deste para o título do conteúdo específico da página em que se está navegando.